quinta-feira, 19 de maio de 2011

Acesso à Justiça: perspectivas críticas a partir da justiça comunitária andina - CONPEDI 2011-1

É com grande satisfação que trago, depois de muito tempo afastado deste espaço o qual prezo tanto, para trazer o resumo de um trabalho, que teve hoje a aprovação para apresentação no XX Encontro Nacional do CONPEDI a ser realizado na cidade de Belo Horizonte/MG nos dias 22, 213, 24 e 25 de junho.


O artigo tem como titulo: Acesso à justiça: perspectivas críticas a partir da justiça comunitária andina. 


De autoria deste que vos fala, em comunhão de esforços com o amigo Lucas Machado (também colunista deste blog.) e ainda, que tem como resumo o texto abaixo..




Resumo
O presente trabalho propõe o tema do acesso à justiça a partir do viés crítico, partindo da problematização da temática, passando pela democratização da administração da justiça e o reconhecimento de um contexto de pluralismo jurídico de tipo comunitário participativo. Assim, exemplificativamente utilizamos as experiências de justiça comunitária de países andinos como Colômbia e Peru, nas facetas dos conciliadores em equidade, ronderos, comuneros e as práticas dos juízes de paz. Tais atividades inseridas em um contexto de reflexão crítica sobre as formas de acesso à justiça, diga-se juridicidade estatal em crise, numa perspectiva insurgente de quebra de paradigmas do direito tradicional moderno. Partindo do pluralismo jurídico comunitário participativo, problematizar o acesso à justiça no seu âmago, ou seja, trabalhando para a descolonialidade do pensamento de base eurocêntrica, pensando o direito para a realidade latino americana. Vamos destacar a importância além do acesso aos tribunais e da resolução dos conflitos, numa convergência que vise acesso à participação popular, tomada de consciência política e justiça social, num processo de recomposição dos laços sociais e da (re)criação de identidade e do sentimento de pertença dentro do espaço geopolítico de perda da mesma num contexto de desigualdade material e de poder.
Palavras-chave: Acesso à Justiça – Pluralismo Jurídico – Justiça Comunitária – Administração da Justiça 

Salientando que tal trabalho teve a comunhão de esforços ainda do programa de pós graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do programa de mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas, bem como ainda o apoio da CAPES.