sábado, 30 de julho de 2011

O CONSENSO MIDIATICAMENTE (DE)FORMADO E MANIPULADO PELA MASS MEDIA


Esta postagem é uma abordagem em duplo sentido, primeiro de prestar uma homenagem, e em segundo de fazer uma analise minimamente critica da situação que se cria, ou é forjada no ceio da modernidade como forma de gestar a sua humanitária war on drugs.

Neste sentido, a homenagem é no sentido de um reconhecimento e tributo à artista Amy Winehouse e a sua capacidade de fazer musica com origem em blues e jazz o que por si só já é inusitado e louvável nesta modernidade de produção em serie e de um processo de desculturação e homogeneização identitária.

E ainda, tal talento permeado ou levado a cabo pela sua personalidade intensamente transgressora, que unida a sua música remonta ao cenário retratado por Howard Becker e William Foote White...

E em segundo lugar, fazer uma analise do consenso que se forma em torno da morte da artista, no sentido genuíno do termo...consenso na pior acepção de Dussel, no sentido de pura manipulação do poder de difusão midiática encontrada na modernidade pelo poderia tecnológico, e que pode servir a fins emancipatórios – de diálogos e comunicação de lutas (no sentido atribuído por Negri) – mas que também serve a fins sórdidos de manipulação da opinião publica, como ocorre no que diz respeito às drogas..

Assim, vê-se que está montado mais um cenário de que esta mídia necessita para fortalecer seu papel nesta luta contra as drogas, exportada e imposta pelo mundo ocidental burguês, como imperativo categórico humanista ocidental..!

Nesta linha, e ao arrepio de uma ciência criminológica levada a sério, recrudesce-se o pensar em relação às drogas, a partir de um viés meramente positivo-reducionista e maniqueísta, quem dirá o que este pensar permitirá em termos de procedimentalidades !?!?

Fiquemos com o Blues e Jazz transgressores por natureza.. afinal o que seria da arte se não fosse a transgressão!!???


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Professora Vera Regina Pereira Andrade na University of California, Berkeley

Caríssimos leitores..venho a este espaço.. repassar uma nota do professor João Salm da Universidade de Toronto (Canadá) e em homenagem à Professora Vera Regina Pereira de Andrade nos termos que seguem:


Professora Vera Regina Pereira Andrade na University of California, Berkeley
07/07/2011

Caros colegas, Venho por esta mensagem transmitir-lhes que a nossa Professora de Criminologia nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da UFSC, Vera Regina Pereira de Andrade, foi convidada a ser Professora Visitante de uma das mais prestigiadas instituicões de ensino nos Estados Unidos e no mundo. Ela foi convidada a lecionar e a fazer pesquisa no Center for the Study of Law and Society , na University of California, Berkeley. Tenho conviccão de que muitos dos seus alunos, entre eles Professores, Desembargadores, Juizes, Procuradores, Promotores , Policiais, Advogados em Santa Catarina e no Brasil, ficaram entusiasmados com a notícia. A professora Vera Regina sempre foi referência mundial em Criminologia, trabalhando junto a nomes como Alessandro Baratta (Itália) Eugênio Raúl Zaffaroni e Luis Alberto Warat (Argentina) Louk Hulsman ( Holanda) Elizabeth Elliott (Canadá) Nils Christie (Noruega), entre outros, renomados intelectuais na área da Justica.
Peco-te que compartilhem com o povo catarinense esta noticia. A professora Vera Regina merece este tributo nosso, ex-alunos e colegas, da área juridica.
Muito obrigado,
Joao Salm, PhD Justiça Social

sábado, 2 de julho de 2011

II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PESQUISADORES EM SOCIOLOGIA DO DIREITO (em homenagem a Luis Alberto Warat)



O evento ocorrerá nos dias 26 a 28 de Outubro de 2011 na cidade de Porto Alegre na sede da Universidade UniRitter e contará com a presença, entre outros, dos professores Salo de Carvalho, Rodrigo Azevedo e Lênio Streck.

O prazo limite para envio de resumos para avaliação é dia 15 de julho.. e o prazo para envio do trabalho integral, para os resumos aceitos, é de 15 de setembro.

O evento conta com os seguintes eixos temáticos para envio e apresentação de trabalhos:

§  Sociologia do Direito e Mídias
§  Sociologia do judiciário e profissões jurídicas
§  Controle Social, Estado e Democracia
§  Teoria e Pesquisa Sociológica do Direito
§  Arte, Cultura e Direito
§  Crime, Violência e sociologia do direito
§  Direitos humanos e práticas sociais
§  Movimentos sociais e Direito
§  Linguagem, sociedade e discurso
§  Legalidade e eficácia da legislação

Maiores informações, no site da Associação Brasileira de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD); http://www.abrasd.com.br/eventos.php