sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ruptura Cultural e a Revolução Paradigmática Contra-Hegemônica

Caríssimos amigos, começo este post exaltando um movimento do qual, um importante - o qual muito admiro e respeito e também por isso me é um importante referencial teórico – tem feito coro, o Prof. Dr. Salo de Carvalho. Tem feito coro e direcionado sua pesquisa a partir da Análise da Criminologia Cultural.


Desta feita, minha voz é neste mesmo sentido, de que uma possivel revoluçao paradigmática, hoje, passa por um produção cultural forte e calcada em valores, que infelizmente não têm sido muito referidos, da liberdade cultural, da diversidade, da aceitação da diferença, tao trabalhados pelo prof. Boaventura Santos atraves de seu Cosmopolitismo Multicultural.

Assim, entendo que a nossa sociedade, moderno como é, deve acessar essa rica e extença, como complexa que é, cultura abundante, mas tao pouco acessada, ou pior ainda, por tao poucos acessada. Ainda, façamos uso e interpretações, tenhamos a sensibilidade de ver posicionamento politico (em um sentido cientifico stricto sensu)na produção cultural, pois é resultado de uma produção humana e permeada de subjetividade, e portanto, encrustrada de posicionamento politico, ideológico.

Toda esta colocação, a fim de indicar uma obra musical, o cd ao vivo MTV do cantor e compositor OTTO, cujas letras os senhores ouvirao e tirarao as proprias conclusoes e farao as proprias reflexoes, ou simplesmente ouvirão! E espero, sinceramente, que ouçam, pois se trata de uma belíssima obra, e um exercicio de aquisição cultural muito prazeroso.



Neste sentido, caros leitores e amigos, fica aqui, apenas a colocação de que, eu, particularmente, como estudioso da questão político-social, como me considero e me esforço como tal, e, mais especificamente, também das ciências criminais, em todo filme, música, ou qualquer outro objeto cultural no qual possa visualizar uma possibilidade de ruptura, farei uso e indicarei, num sentido de difundir essa cultura da rupura da cultura de massa que nos é empurrada goela abaixo diariamente.

Não tenho a intenção de fazer lobby para este ou aquele artista, ou quem quer se seja, mas sim, um lobby cultural, de um cultura insurgente, contra hegemonica e de ruptura!!


E para finalizar, vejam ideologia, pois é a razão de ser de cada produção humana, e a cultura não é diferente. Aproveitem a musicalidade desta indicação, é maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário