quinta-feira, 22 de março de 2012

o cinema, a vida e a pedagogia da libertação!!

Venho nesta postagem tem um duplo objetivo e ambos estão interligados.

O primeiro deles, a indicação do filme Redenção (titulo original Machine Gun Preacher) que assisti ontem e que trata de diversas questoes complexas e problematicas. Uma delas a questao das guerras tribais na Africa e do recrutamento de crianças para os exercitos infantis.. o que o filme mostra de forma (nao sensacionalista) muito bem construída.

Mostra tambem uma questao interessante, que pouco se dá atenção, seja na ciencia, na mídia ou mesmo no cinema, e que divide opinioes, pré-conceitos e diversos equivocos, a questao da religião.

Sem adentrar no merito do tema, pois acredito que este espaço é insuficiente, e tambem que requer uma apropriação teorica maior, acredito que se pode dizer - como o faria o carissimo amigo e professor Luiz Antonio Bogo Chies - que o filme trata da religiao a partir dos seus limites e possibilidades; tendo em vista que demonstra o quanto a religiao ou crença (seja qual for) pode ser transformadora e impulsionadora, para alem do que a ciencia e a consciencia por vezes tem se mostrado capazes!! Assim como tambem demonstra os limites desta mesma crença/religiao, entrando, em cena entao a consciencia e o conhecimento cientifico/comum (de causa)!!

Em resumo o filme retrata um homem convertido pela religiao, que se engaja na luta pela libertação de um país africano, sobretudo defendendo os interesses das crianças da regiao de conflito (filme baseado em fatos reais - treiler segue logo abaixo)!

E em segundo lugar, enaltecer a iniciativa de Paula Ferreira, aluna (egressa) da Universidade Catolica de Pelotas (UCPel) tendo se formado no ano de 2011 em Direito, e ido para Benin na Africa, onde está trabalhando com crianças em escolas, vilarejos, etc.. (tenho acompanhado as publicações em seu blog pessoal - http://olharesdepaulinha.blogspot.com.br/).

Nao tenho maiores informaçoes acerca da vinculaçao institucional que ela tenha, seus objetivos, ou mesmo intenções com este seu projeto social e pessoal - e acho que isso nao é o que mais importa - ao menos nao para esta singela referencia.

O que me interessa foi a coragem dela; recem formada, e com (até onde sei) uma condição de vida cômoda e segura em Pelotas, ter se deslocado para a Africa ajudar crianças, ao invés de estar em casa ou em um cursinho se preparando para algum concurso qualquer da area juridica e virtualizando um subsidio de 15 ou R$ 20.000,00, como a grande maioria dos estudantes e formados em direito o fazem (e continam entoando discursos humanitarios!!).

Ainda, acho interessante o que ela tem retratado, atraves de seus depoimentos e fotos (postadas quase diariamente) a alegria em que vivem as pessoas, apesar de toda a dificuldade, sempre com o sorriso no rosto e a disposição de (sobre)viver, diferentemente do mundo ocidental, com todas as suas promessas e conquistas permeado pela constante reclamação do que ainda nao chegou e do quanto o fardo de carregar o resto do mundo é pesado!!! como diz Alain Touraine nem tudo no submundo é tristeza, e muito menos no sobremundo é alegria.. e acho que a Paula tem mostrado isso atraves da lente de sua experiencia..encontremos o que ha de bom nos mundos, nas experiencias, nas pessoas!! entendo que o que a Paula está realizando na Africa é a autentica pedagogia da libertação de que fala Paulo Freire, ou a filosofia da libertação proposta por Enrique Dussel!! Como diria Boaventura de Sousa Santos, é preciso ir saindo da modernidade, ou, desocidentalizar o ocidentte!!

Nao pretendo, com esta postagem traçar paralelos, apenas a aproximação do que se ve no filme e da iniciativa, imensamente corajosa da Paula na Africa.!!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário