CINEMA


A Sétima Arte e a Vida e A vida pode se tornar um Filme Trash:

JUÍZO
de Maria Augusta Ramos
2007












JUSTIÇA 
de Maria Augusta Ramos










Onibus 174,
de Jose Padilha
















A ultima parada do Onibus 174,
de Bruno Barreto;








Veronika,
de Mauricio Farias
2009














5x favela: agora por nós mesmos,
de Renata Almeida Magalhaes e Carlos Diegues
2010








400 contra 1: a história do comando vermelho
de Caco Souza









Meu Nome nao é Johnny,
de Guilherme Fiuza












Salve Geral,
de Sergio Rezende












Tropa de Elite 1: missão dada é missão cumprida,
de Jose Padilha












Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro
de Jose Padilha
2010

  








Um Outro Paradigma e Leitura Cultural é Possível !!

Distrito 9
Diretor: Neill Blomkamp
País: Nova Zelândia e Africa do Sul
Ano: 2009










Título: Terra Fria / Diretor: Niki Caro / Ano: 2005 / País: EUA

O filme traz a narrativa que apresenta a questão de gênero, na sociedade de produtores, no auge do Welfare State Americano e a promissora carreira nas indústrias da produção pesada. Desta feita, ainda que a indústria ascendente necessitasse de elevado volume de mão-de-obra, confronta-se com as problemáticas de gênero e os papéis pré-estabelecidos e a dificuldade de rompimento com este paradigma. Bem como ainda a condição de submissão vivenciada pela protagonista, que pode muito bem ser identificado por diversas mulheres, ainda no século XXI e as recaídas de tradição sexista.

Titulo: Sorriso de Mona Lisa
Diretor: Mike Newell / Ano: 2003 / País: EUA
No mesmo sentido da indicação anterior, este filme retrata os estereótipos de gênero e seus papéis pré-estabelecidos. Neste caso, demonstra o paradigma acadêmico e os condicionantes de gênero no processo de produção do conhecimento e reprodução de identidades subalternas e destinadas ao espaço privado.




Titulo: V de Vingança
Diretor: James McTeigue / Ano: 2006 / País: Alemanha-EUA
O filme que representa cinematograficamente a metáfora da soberania popular “todo poder emana do povo”, e ainda traz um apelo/exaltação à revolução. Demonstra ainda, a dinâmica politica (com ‘p’ minúsculo) moderna de gestão do medo, como estratégia de governamentabilidade, e como a modernidade concede com uma mão, para retirar com a outra, em uma ditadura que atualmente se faz despersonificada, difusa. No meu entendimento uma das grandes obras primas do cinema recente!



Título: Quem quer ser um milionário?
Diretor: Danny Boyle / Ano: 2008: País: EUA/Inglaterra


Uma das melhores obras cinematográficas que assisti nos últimos tempos, representando a o crescimento desigual e combinado da modernidade e sua inserção no e diluição do 3º mundo. Assim é apresentada MUMBAI (Índia), e o foço que se cria na sociedade que recepciona que braços abertos a ideologia do capital e os seus reflexos sociais da incessante tarefa de pertencer ao grupo de consumidores, e o quanto esta condição liminar (pois nunca é definitiva) é perversa com sua clientela jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário