terça-feira, 31 de julho de 2012

CRIMINOROCK PELOTAS


Um evento que abordará o rock além da música. A partir de quarta-feira (1°) estarão abertas as inscrições para o seminário Criminologia Cultural e Rock da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), um encontro jurídico-acadêmico composto por palestras, debates e interações artísticas que traz a possibilidade de abordar a ciência do Direito sob uma perspectiva da Criminologia Cultural e outras conexões teóricas.
Promovido pelo curso de Direito da UCPel, o seminário ocorrerá no dia 17 de agosto e tratará do rock enquanto fenômeno subversivo e transgressor, procurando dar voz a um dos discursos silenciados pelo poder punitivo e pelo status quo. Segundo a organização do evento, ele se insere no contexto de uma criminologia que procura percorrer seu sentido, estabelecendo contraposição à fixidez com que geralmente são estigmatizados. No seminário ainda se buscará o diálogo entre outros gêneros musicais além do rock, como punk, samba e hip hop. 

A inspiração para o evento vem da necessidade de promover atividades extracurriculares que interessem aos alunos e que tragam para sua formação uma possibilidade crítica de análise dos atuais institutos jurídicos. O encontro pretende promover um pensamento mais crítico e abrangente sobre o Direito, além de incentivar os acadêmicos a conhecer e respeitar os movimentos ditos "contraculturais" como parte de sua própria cultura a partir de uma análise da construção histórica do rock.

Além da participação de alguns professores que compõem o corpo docente do curso de Direito da UCPel, os palestrantes são Salo de Carvalho, Moysés Pinto Neto, Marcelo Mayora e José Antonio Gerzson Linck, pesquisadores e autores do livro que dá o nome ao seminário – Criminologia Cultural e Rock, lançado em 2011.


O seminário Criminologia Cultural e Rock ocorre durante todo o dia 17 de agosto – manhã, tarde e noite – no Auditório Dom Antônio Zattera. A programação inclui palestras, debates, mostra temática de cinema e um sarau jurídico-literário. O investimento é de R$ 25,00 até o dia 10 de agosto. Após essa data, e até o dia do encontro, o valor passa para R$ 30,00. As inscrições podem ser feitas na Livraria São José, que fica no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373). Os participantes recebem certificado.




ORGANIZAÇÃO - FACULDADE DE DIREITO  -UCPEL
REALIZAÇÃO - NUCLEO DE ESTUDOS EM DIREITOS HUMANOS E AMERICA LATINA

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Justiça Restaurativa: Multidimensionalidade Humana e seu convidado de Honra - Rev. Sequencia n. 64

É uma imensa honra, poder divulgar a mais recente edição da revista Sequencia: Estudos Jurídicos e Políticos em seu n. 64 jan- jun, 2012 contendo artigo resultado da parceria com o professor João Salm (Alberta-Canada), trabalho intitulado "A Justiça Restaurativa: multidimensionalidade humana e seu convidado de honra" que aborda a Justiça Restaurativa e a posição do Estado e suas instancias e agencias oficiais.. analisando sob a lente da Justiça Restaurativa e sua vertente originaria, comunitária e pluralista!.
O artigo e a revista podem ser acessados no linck: 

Justiça restaurativa - multidimensionalidade humana e seu convidado de honra -

segunda-feira, 23 de julho de 2012

"Política Judicial Brasileira" LEAL, J.S.; FAGUNDES, L. M. In: Revista Brasileira de Politicas Publicas. Brasilia v. 2 n.1, jan-jun, 2012


venho divulgar a mais recente publicação da Revista Brasileira de Politicas Publicas do  Centro Universitário de Brasilia (UNICEUB) na edição de v. 2 n. 1 de jan, a jun 2012 que contem o artigo Politica Judicial Brasileira: da produção de cidadania à cooptação sistêmica, mais um resultado teórico da parceria envolvendo Jackson da Silva Leal (UCPel) e Lucas Machado Fagundes (UFSC) buscando o adensamento da teórica critica no Direito e o Pluralismo Jurídico! periódico que pode ser acessado em: http://www.publicacoes.uniceub.br/index.php/RBPP
Politica Judicial Brasileiras UNICEUB