quarta-feira, 15 de junho de 2011

Outro mundo é possível, e está no ventre deste! – por Eduardo Galeano



Muito embora já tenha sido divulgada amplamente pelas redes sociais, acredito ser necessária essa nova divulgação, da entrevista de Eduardo Galeano, falando diretamente e informalmente (dialogando) em uma manifestação ocorrida na praça Catalunya meio ao protestos que tem ocorrido na Espanha, com a intenção de reforma política e construção de processos democráticos, por quem verdadeiramente tem que a construir e conduzir, o povo genuinamente cidadão.

Tais manifestações já foram objeto de postagem neste espaço, pelo amigo Lucas Machado. Mas convém trazer novamente algumas considerações, a fim de proceder o link com as colocações de Galeano.

Neste sentido, o autor coloca constantemente a importância da democracia real, sem determinações engessadas e manipuladas, ou como diria Boaventura de Sousa Santos, uma democracia sem fim, ou ainda, como propõe Vera Regina Pereira e Andrade, uma cidadania instituinte da democracia e não uma cidadania instituída pela democracia positivista e  meramente pseudo-representativa.

Assim, Galeano vê nas manifestações que tem ocorrido no Espanha e mais recentemente na Grécia, a construção da nova e urgente democracia, na qual a juventude tem papel primordial; Boaventura traz ainda, a iminente revolução paradigmática que afetará todo  paradigma de sociabilidade, de governabilidade e de cientificidade.

Encerrando a presente abordagem, utilizando-se novamente de Galeano, este mundo de merda, gesta em seu ventre um novo mundo, que é sim possível; e que começa a nascer a partir de cada processo de movimentação popular, contestação, tomada de consciência e demonstrações de alteridades múltiplas e multifacetadas, com suas necessidades ímpares e particularidades identitárias, que a dinâmica moderna não tem condições ou intenção de abarcar em seu mapa cognitivo restritivo e repressivo/dominador.

Para acompanhar as ricas contribuições do autor, ver:
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: escola do mundo ao avesso;
GALEANO, Eduardo. Espejos: una historia casi universal; 
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da America Latina;
Entre tantos outros…

Nenhum comentário:

Postar um comentário