sábado, 27 de agosto de 2011

Microcontribuição para a transição paradigmática




Após divulgar as atividades acadêmicas que ocorrerão (entre tantas outras em articulação) no âmbito da Universidade Católica de Pelota e do Mestrado em Política Social, em busca da produção de conhecimento, de reflexão e de insurgência – em resumo – de um resgate do potencial emancipatório do saber, da comunhão de saberes incluída, também, a ciência!!

E neste âmbito que tais atividades tem se concentrado em acesso à Justiça, Direitos Humanos e Construção da Cidadania/Democracia. E nesta linha, trago uma entrevista de um cidadão inglês à BBC, manifestando-se em relação as insurgências e aos acontecimentos que tem ocorrido na Inglaterra recentemente..Tal fala resgata novamente a questão da juventude e a sua potencialidade de emancipação social, assim como também resgata diversas questões de suma importância para uma transição paradigmática (de que fala Boaventura Santos), tais como a questão do conhecimento (saber prudente para uma vida decente) e que entre outras coisas, é saber aceitar e confraternizar com o outro, não sendo este outro, um estranho, mas a continuação de nos mesmos e vice-versa... a formar uma sociedade plural e democrática!!

Concordamos com o cidadão inglês (da entrevista) que algo está acontecendo no mundo.. mas que o sistema mundo teima em não ver, ou não querer ver/aceitar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário