sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A criação da juventude – Jon SAVAGE


Esta postagem é no sentido de reconhecer a minha ignorância, diante de uma obra, que comprei sem qualquer indicação ou referencia. Apenas, na busca de material para o projeto de dissertação.. encontrei esta obra chamada  A criação da Juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX de Jon SAVAGE.

Através do muito breve resumo que tive acesso na internet acabei me interessando e adquirindo. Entretanto, entre outras obras que adquiri junto, acabei pensando que havia feito uma ma aquisição, quando li a orelha do livro com o resumo do currículo do autor que é jornalista na Inglaterra.. pensei.. não deve ser alguma coisa de cunho mais cientifico.. e até mesmo que fosse expressar posicionamentos mais senso comuns.,, e que não fosse me ajudar..

Mas aqui estou para reconhecer publicamente que o livro é muito bom.. e que fui reacionário na pré concepção formada  de forma totalmente precipitada. E por isso esta publicação neste espaço.

O livro traz todo o processo de formação conceitual e contextual da categoria científica do que hoje se conhece por juventude !! Através de uma leitura fluida, trabalhando com literatura, teatro, música, cinema e falas autênticas (da vida real e de carne e osso) da época! E Obviamente que muito bem contextualizado politicamente, com o pano de fundo social altamente complexo e perverso que a modernidade nos tem legado! Se parecendo até mesmo com um escrito antropológico, ao estilo Howard Becker ou William Foote White..!!

Recomendadíssimo para quem trabalha com a questão envolvendo infância e juventude primordialmente, e, sobretudo, com a questão criminal !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário