sábado, 29 de janeiro de 2011

Criança é a alma do negocio - globalização e objetificação

Novamente repassando material colhido em blogs companheiros.. desta vez no blog do prof. Dr. Alexandre Morais da Rosa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Trata-se de um fragmento de documentário que trabalha a intensidade e eficácia para a sociedade de consumo da publicidade que é dirigida às crianças, se transformando estas, talvez, num dos principais mercados consumidores. 

Entretanto, o objetivo aqui, é instigar a reflexão. Reflexão esta que em muito é possibilitada pelas leitura de Zygmunt Bauman, que muito trabalha o tema modernidade, globalização etc... instigação que reside no fato de que tal processo de subjetivação do consumo se dá de forma ambígua, ambivalente, tendo em vista que a modernidade, em seu estágio atual, transforma a tudo em produto consumível e vendável, e por sua vez, inclusive os consumidores se transformam em objetos deste consumo. Tendo em vista que devem fazer parte do circulo de mercado/consumo, por necessidade de pertença. Transformando-se, então, em objetos de disputa mercadologica. 

Este tema, infância e juventude, incertos neste paradigma de sociabilidade ofertado pela modernidade ocidental tem sido o meu objeto de estudo,e desta feita, não apenas como estudioso e pesquisador (que tenho me esforçado para ser), mas também como pai, me preocupo em que podemos ofertar para as infâncias e juventudes que nos rodeiam. Como romper com esta lógica, já profundamente enraizada culturalmente como se fosse algo ontológico, ou o fim de um processo no qual o modelo atual seria o mais bem acabado paradigma de sociabilidade...
Estas são as inquietudes que gostaria de compartilhar, e obviamente, o material que segue logo abaixo..


Por fim, por falar em infância e juventude e no prof. Alexandre Morais da Rosa, gostaria ainda de indicar a leitura de um livro do professor, que em muito contribuiu com os estudos acerca do tema. Segue a referencia do livro - Introdução Crítica ao Ato Infracional. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Juris, 2007 - e ainda a o link do blog do professor: http://alexandremoraisdarosa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário