quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Propagação do Eco RE-produtivo


Esta postagem surge após o amigo Lucas Machado, que diga-se de passagem é colunista deste espaço, ter me enviado por e-mail o material produzido pelo Governo do Equador. No mesmo sentido da campanha brasileira, busca travar uma luta contra o patriarcalismo através da tomada de consciência e da des-subjetivação da condição de dominado.

Assim, traz-se a divulgação deste material, com o intuito de fortalecer e comunicar esta luta.

Neste sentido, gostaria de trazer ainda a contribuição de Alain Touraine, que no ultimo ponto de sua obra “Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje” (2007), o autor trabalha como sendo a luta anti-patriarcal um dos estandartes da luta anti-imperial. Tendo em vista diversos elementos que propiciam a esta luta a sua importância e protagonismo.

Primeiro, pelo fato de que a Império foi erigido a partir de relações hierarquizadas e verticais, o que produziu e intensifica a problemática de gênero, se identificando a luta contra o império e contra as suas dinâmicas sexistas.

Em segundo, o autor entende este movimento (a-corpóreo), como sendo um dos principais exemplos da modalidade de luta que é travada da modernidade líquida, sendo esta, uma sociedade do “fim do social” como ele denomina.

Esta categoria que se apresenta, não como o fim das instituições, mas sim como o fim da autonomia (ou até mesmo antagonismo) da instituição frente aos seus membros. Devendo, na modernidade, a mudança surgir e se desenvolver a partir dos indivíduos afetados, e obviamente que a partir da tomada de consciência. E que muito bem poderá encarnar em movimentos e instituições, mas nunca subtrair o protagonismo dos envolvidos.

O autor aponta ainda, que a luta anti-patriarcal, talvez tenha sido uma das que mais avançou, residindo hoje, não na busca desta ou daquela condição social, mercado ou politica, mas sim no próprio indivíduo, o respeito às suas individualidades. Neste sentido, coloca o autor:

é reivindicando uma sexualidade independente das suas funções de reprodução e de maternidade que as mulheres se constituem verdadeiramente em movimento social e avançam o mais longe possível – mais longe do que através da luta pela igualdade e contra a discriminação (TOURAINE, 2007. p. 217)

A isto que o autor chama de retorno do individuo a si mesmo, visando uma produção de autoconhecimento, auto respeito, produção de alteridade, e proliferação de riqueza de heterogeneidades humano-culturais.

Para o autor, é esta consciência, de que denomina de pós-feminismo, que permitirá a sociedade avançar e instaurar um novo paradigma, passando-se da sociedade dos homens, para a sociedade das mulheres, não num sentido de inversão de polos de dominadores e dominados, mas num sentido de consciência dos seres de si mesmos e construção reconhecimento de sujeitos, de diálogo de culturas, de um cosmopolitismo multicultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário