terça-feira, 1 de março de 2011

A modernidade sob a lente de Sebastiao Salgado


A presente postagem é no sentido de apresentar e divulgar o trabalho um profissional que mistura a arte e a crítica de forma uma forma indescritível, pois apresenta a riqueza, diversidade e sofrimento humanos. E tais situações são passíveis, olhe lá, de um processo cognitivo, compreensivo e reflexivo.
A sua arte é ímpar em nos apresentar os indivíduos que são esquecidos pela modernidade em dois vieses.

O primeiro, no sentido de não conseguir e sequer pretender permitir que seu mapa cognitivo integre e respeite a heterogeneidade e diversidade humanas. Diversidade que é lindamente capturada, reproduzida e divulgada pelas lentes do fotógrafo.

Alto Xingu - Brasil 2005
Tribo do Vale de Omo - Etiopia
Tribo Bushmen - Botsuana 2008
Tribo Dinkas - Sudão 2006

membro Mentaway-Indonesia 2008
Papua Nova Guine
E em segundo, que entendo como sendo uma arte crítica, no momento em que se propõe à capturar/denunciar os sofrimentos silenciosos que vivem os indivíduos que erguem faticamente  e mantém a modernidade a todo vapor ou byte.

Neste sentido, talvez pudesse parecer absurdo dizer que o material produzido por Sebastião Salgado seja lindo, entretanto prefiro utilizar tal adjetivo à deixa-los em  sua condição de invisibilidade e indiferença!
Equador - 1982
Ruanda - 1991
Bangladesh - 1989
India - 1989


India - 1989
Extração Petrolífera - Kwait
Mina de Ouro - Serra Pelada - Brasil

Extração petrolífera - Kwait



Estas fotos e dezenas de outras, retratando êxodos, trabalho (exploração), e diversidade cultural estao expostas nos diversos portfolios do autor, e estão acessíveis em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário